Image default
Home » Maduro toma posse hoje para 2º mandato cada vez mais isolado
Internacional

Maduro toma posse hoje para 2º mandato cada vez mais isolado

AFP/Arquivos

CARACAS, 10 JAN (ANSA) – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, toma posse para seu segundo mandato nesta quinta-feira (10), apesar de não ser reconhecido pelo Parlamento nem pela maior parte dos países da região.

O herdeiro político de Hugo Chávez (1999-2013) já advertiu que, “chova ou trovoe”, fará cumprir a “vontade do soberano” que o reelegeu em maio de 2018 com 67,8% dos votos, em pleito boicotado pela oposição.

Seu juramento acontecerá às 10h (12h em Brasília), no Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), fiel ao chavismo. A Constituição manda que a posse ocorra na Assembleia Nacional, o Parlamento sem poderes dominado pela oposição, mas o órgão não reconhece a legitimidade do segundo mandato.

Segundo o TSJ, a Assembleia está em “desacato” desde 2016 e, neste caso, a Carta Magna manda que a posse aconteça perante a corte. 13 dos 14 membros do Grupo de Lima (a exceção é o México) também não reconhecem a continuação de Maduro no poder e já o tratam como ditador.

Militares das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (Fanb) estão a postos em várias zonas de Caracas e bloquearam o acesso ao centro da capital. Além disso, milícias pró-governo se posicionaram em bairros populares da cidade, dentro de instalações chamadas de “tribunas anti-imperialistas”.

Apenas quatro chefes de Estado latino-americanos assistirão à posse de Maduro: Evo Morales (Bolívia), Miguel Díaz-Canel (Cuba), Daniel Ortega (Nicarágua) e Salvador Sánchez Cerén (El Salvador). A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também estará presente.

Cada vez mais isolado, o governo Maduro aposta no apoio de potências estrangeiras anti-EUA, como Rússia, China e Turquia, para se segurar no poder. Segundo o SBT, o Brasil estuda sediar um governo paralelo chefiado pela oposição. (ANSA)

Fonte: IstoÉ

Posts relacionados

Brasil e Itália atualizam acordo sobre conversão de CNH

Marconi FM

Passagem de ciclone por Moçambique deixa pelo menos 446 mortos

Marconi FM

‘Superlua de sangue’ iluminará céu no próximo domingo

Marconi FM

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar a sua experiência. Clicando em ok você concorda e pode sair a qualquer momento. Aceitar Veja mais

Política de cookies