Image default
Home » Toffoli derruba liminar e determina eleição secreta para presidente do Senado
Brasil

Toffoli derruba liminar e determina eleição secreta para presidente do Senado

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, derrubou na noite de quarta-feira liminar do ministro da corte Marco Aurélio que determinava votação aberta na eleição para a presidência do Senado, mantendo eleição secreta para a escolha do futuro presidente da Casa.

Foto: Reuters

Toffoli acatou pedido apresentado pela Mesa do Senado contra a liminar de Marco Aurélio afirmando que a votação aberta representaria uma “modificação repentina da forma como a eleição da mesa diretiva regimentalmente vem se realizando ao longo dos anos”, e lembrando que ele próprio havia decido mais cedo pela realização de votação aberta para a eleição do presidente da Câmara.

“Neguei a liminar postulada, mantendo a norma regimental de eleição da Mesa Diretiva da Câmara (que igualmente prevê o escrutínio secreto), pelo que, também em face da necessária harmonia, e muitas vezes simetria, que deve reger as atividades das Casas que compõem o Congresso Nacional, mostra-se relevante a concessão da medida liminar pleiteada, até apreciação pelo plenário desta Suprema Corte”, disse o ministro em sua decisão.

A liminar do ministro Marco Aurélio que determinava a votação aberta para o comando do Senado fora concedida em dezembro em atendimento a pedido apresentado à corte pelo senador Lasier Martins (PSD-RS), que tem intenção de concorrer ao posto.

As eleições para as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado estão marcadas para o início de fevereiro.

Fonte: Terra

Posts relacionados

Mais de 5 mil pessoas já passaram por velório de vitimas em escola

Marconi FM

Lula decide não deixar prisão após autorização para se encontrar com familiares em quartel

Marconi FM

Assassinos eram antigos alunos de escola de Suzano, diz secretário; motivação ainda não está clara

Marconi FM

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar a sua experiência. Clicando em ok você concorda e pode sair a qualquer momento. Aceitar Veja mais

Política de cookies