Image default
Home » Documento digital de veículos é lançado e começa a valer no MA
Maranhão

Documento digital de veículos é lançado e começa a valer no MA

O CRLV digital pode ser compartilhado por até cinco pessoas que utilizam o mesmo veículo, em Smartphone diferentes, trazendo praticidade aos condutores.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital está disponível para download e os proprietários de veículos podem ter acesso ao documento no Maranhão. O CRLV é de porte obrigatório e serve de prova e registro de propriedade do carro. A versão digital foi disponibilizada pelo Detran-MA no início deste mês, é gratuita e tem a mesma validade do certificado impresso e pode substituí-la durante abordagem no trânsito.

Segundo o diretor operacional do Detran-MA, David Ximenes, o CRLV digital está disponível para todos os usuários e veio para facilitar a vida dos condutores maranhenses. “Com este documento digital o usuário poderá evitar multas por esquecer o documento em algum outro local, além de evitar questões como roubo ou perda do documento físico”.

“O CRLV digital pode ser compartilhado por até cinco pessoas que utilizam o mesmo veículo, em smartphones diferentes, trazendo praticidade aos condutores”, pontuou.

Pode obter o CRLV Digital quem estiver com o licenciamento do veículo em dias. A ferramenta é compatível com smartphones iOS e Android e disponibiliza o documento batizado de Carteira Digital de Trânsito (CDT), que também terá a Carteira Nacional de Habilitação digital. Quem possui o aplicativo da CNH Digital não precisa baixar o novo, bastando apenas fazer atualização.

A plataforma promove a integração da CNH digital e possibilita acessar diversos documentos veiculares, a exemplo da carteira de habilitação digital (CNH-e) e o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT). Dessa forma, a ferramenta contribui para agilizar procedimentos e reduzir a permanência em filas.

Semelhante à CNH digital, o CRLVe contém todas as informações do documento impresso e um QR code para leitura rápida e informatizada. A nova versão também permite exportação em arquivo PDF, com assinatura digital — que tem validade de documento autenticado. Ao baixar o aplicativo deve ser informado o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Conforme determina o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o CRLV digital só pode ser emitidos após quitação de débitos dos tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

A falta do CLRV – impresso ou digital – constitui infração gravíssima e pode gerar multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira e remoção do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso esteja com a documentação em dia, mas ainda não recebeu o CRLV, pode solicitar autorização no site do Detran para rodar com o veículo por até 60 dias.

Passo a passo

Quem já possui a CNH Digital:

– Atualizar o aplicativo para a versão da Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo.
– Adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no CRV.

Quem não possui a CNH Digital:

– Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na App Store ou Google Play.
– Efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.
– Adicionar o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no CRV.

Fonte: Pirapemas.com

Posts relacionados

Deputados federais e senadores do Maranhão comentam a proposta da reforma da Previdência

Marconi FM

Ex-prefeita Bia Venâncio tem nova condenação por improbidade administrativa no Maranhão

Jorge Quadros

Quatro pessoas são presas por suspeitas de roubo de cargas no MA

Marconi FM

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar a sua experiência. Clicando em ok você concorda e pode sair a qualquer momento. Aceitar Veja mais

Política de cookies