Image default
Home » Sede das Promotorias de Justiça é inaugurada
Açailândia

Sede das Promotorias de Justiça é inaugurada

Na Quarta-feira, 24, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) inaugurou as novas instalações da sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Açailândia, no sul do Maranhão. A solenidade contou com a presença de autoridades do MPMA, do Judiciário, do Legislativo e Executivo Municipais, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Açailândia, além da Polícia Militar. Líderes religiosos e representantes da sociedade civil também compareceram ao evento.

Localizado na Avenida José Edilson Caridade Ribeiro, s/n, Residencial Tropical, o prédio conta com 709,14 m² de área construída e o valor dos serviços totalizou R$ 1.390.481,93.

A nova sede faz parte do projeto de modernização da infraestrutura do Ministério Público do Maranhão e foi construída em 330 dias. O imóvel está localizado em uma área de 1.739,76 m² e abriga nove gabinetes para promotores, cinco salas de apoio administrativo, duas de assessoria, uma sala de reunião, dez banheiros, recepção/sala de espera, protocolo e sala para equipamentos de informática, refeitório, cozinha, depósito e garagem.

O diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça, promotor de justiça Emmanuel Guterres Soares, apresentou o relatório resumido dos recursos investidos na obra, bem como dos benefícios efetivados, destacando que os trabalhos foram realizados dentro do prazo previsto no contrato. “O prazo da obra foi cumprido rigorosamente. A nova estrutura é moderna, tanto em instalações físicas quanto em segurança. Esta Promotoria agora conta com sistema de telecomunicações e circuito interno de câmeras com monitoramento 24h, além da vigilância própria”.

O presidente da Associação dos Membros do Ministério Público, Tarcísio José Sousa Bonfim, ressaltou que “esta ocasião é muito mais que a entrega das novas instalações da Promotoria de Justiça de Açailândia. É a reafirmação do compromisso do Ministério Público com a sociedade”. Ele também destacou a modernização da infraestrutura das Promotorias de Justiça. “Em tempos de crise, em que se falam em dificuldades orçamentárias, o MPMA tem inaugurado novas instalações. O procurador-geral tem mostrado que é possível administrar e melhorar as condições de trabalho de membros e servidores. O que vemos aqui é um espaço amplo, moderno e acessível para atender a comunidade local.”

A diretora das Promotorias de Justiça de Açailândia, Glauce Malheiros, agradeceu a Administração Superior do Ministério Público pelo empenho na realização dos serviços que irão beneficiar o cidadão. “É com o sentimento de gratidão e satisfação que hoje venho enaltecer os esforços e compromissos empreendidos pela Administração Superior do Ministério Público do Maranhão, nas pessoas do procurador-geral de justiça e do diretor-geral”, comemorou.

Glauce Malheiros também afirmou que “com este novo prédio, que sai da condição de sonho, para uma realidade merecedora dos nossos sinceros elogios, venho dizer que a população de Açailândia, Cidelândia e São Francisco do Brejão ganham uma nova sede, compatível com o papel do Ministério Público”.

Em seu pronunciamento, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, ressaltou que, na atual gestão, está se consolidando a política de instalação das Promotorias de Justiça fora das dependências do Judiciário, com o aprimoramento das condições físicas, estruturais, de equipamentos e de recursos humanos em benefício de toda a sociedade. “E mesmo diante das dificuldades atuais por que passa o país, uma administração correta e responsável dos escassos recursos que temos disponíveis, nos tem permitido a continuidade da melhoria estrutural do Ministério Público do Maranhão, que já se destaca no cenário nacional como um dos mais bem estruturados, com sedes independentes do Poder Judiciário, e quadro próprio de servidores, hoje totalmente preenchido. Atualmente o Ministério Público do Maranhão orgulha-se de contar com uma estrutura física ímpar, considerada pelo CNMP como uma das melhores do país”, destacou.

Para o prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira, “a atuação do Ministério Público é digna de merecidos elogios. Parabenizo por este novo prédio, que trará muitos benefícios para toda a população de Açailândia e região”.

Após os discursos, Padre Máximo e Pastor Silvio, da Assembleia de Deus, abençoaram o prédio.

A solenidade registrou, ainda, a homenagem para os promotores de justiça que já atuaram na comarca.

AUTORIDADES

Representando o MPMA, participaram o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antonio Santos Amorim; o chefe da Assessoria Especial da PGJ, Justino da Silva Guimarães; o coordenador do Caop-Probidade, Cláudio Correa Alencar; o diretor da Escola Superior do MPMA, Márcio Thadeu Silva Marques; os promotores de justiça Gleudson Malheiros Guimarães, Camila Gaspar Leite, Carla Tatiana Pereira de Jesus, Sandra Fagundes Garcia, Peterson Abreu e Luciano Benigno. Os aposentados foram representados pelo promotor de justiça aposentado Celso Correa Pinho.

Também estiveram presentes a presidente da Associação dos Moradores de Piquiá, Francisca Sousa Silva; representantes dos Conselhos Tutelares da região, do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. O prefeito de Cidelândia foi representado pelo controlador do município, Valfrido Brito da Silva. (Rodrigo Freitas e Johellton Gomes/Foto: Johellton Gomes)

Fonte: Folha de Bico

Foto destaque: Divulgação

Posts relacionados

Homem em visível estado de embriaguez é detido pela Policia Militar com moto roubada

Marconi FM

Parceria entre Rádio MARCONI FM e JORGEQUADROS.COM promove mais um curso de Locução Profissional em Rádi

Jorge Quadros

PRF prende motorista com mandado de prisão em aberto na BR-222 no MA

Marconi FM

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar a sua experiência. Clicando em ok você concorda e pode sair a qualquer momento. Aceitar Veja mais

Política de cookies