Image default
Home » Hemomar realiza campanha de doação de medula óssea no MA
Maranhão

Hemomar realiza campanha de doação de medula óssea no MA

Campanha que visa cadastrar doadores de medula vai acontecer na próxima terça (9) e quinta-feira (11), a partir das 8h, na sede do Hemomar em Balsas.

O Hemomar vai realizar uma campanha para cadastrar doadores de medula óssea no município de Balsas, a 810 km de São Luís. A campanha para a formação do cadastro de doadores de medula vai acontecer na próxima semana, entre a terça (9) e quinta-feira (11), a partir das 8h, na sede do Hemomar que funciona na área central da cidade.

Para ser doador de medula óssea a pessoa tem que ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em boas condições de saúde, não ser portador do vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, e nem ter histórico de câncer na família.

A formação desse cadastro é apenas a primeira etapa para que o indivíduo se torne, de fato, um doador de medula óssea. A equipe do Hemomar vai coletar uma amostra de sangue que será analisada. Caso seja comprovado que a pessoa tem condições de doar ela passa a fazer parte do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e com isso o doador pode ser chamado a qualquer momento para retirar parte da medula e fazer a doação.

Medula Óssea

A medula óssea, que também conhecida como tutano, é um tecido líquido-gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.

Ela é utilizada, principalmente, em procedimentos cirúrgicos em pacientes que são portadores de leucemia, que é um tipo de câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea.

Fonte: G1 Maranhão

Foto destaque: Lara Cristina/G1

Related posts

Laudo aponta que curto-circuito pode ter causado incêndio em hospital

Marconi FM

Flávio Dino anuncia trocas de comando no Procon, FAPEMA e FUNAC

Marconi FM

Vigilantes de escolas estaduais entram em greve no Maranhão

Marconi FM

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para aprimorar a sua experiência. Clicando em ok você concorda e pode sair a qualquer momento. Aceitar Veja mais

Política de cookies