Image default
Home » Quase 50 mil faltaram ao primeiro dia de provas do Enem no Maranhão
Maranhão

Quase 50 mil faltaram ao primeiro dia de provas do Enem no Maranhão

De acordo com o INEP, o Maranhão teve pouco mais de 218 mil inscritos, mas cerca de 170 mil realizaram as provas em 79 municípios neste primeiro domingo.

No Maranhão, dos 218.082 inscritos neste primeiro dia do Enem 2019, 170.257 compareceram aos locais de prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o que corresponde a 78,1% de presença. Assim, 47.825 se inscreveram, mas não fizeram a prova. O Enem foi realizado em 79 municípios maranhenses, sendo que 34% dos candidatos optaram por fazer as provas em São Luís.

Em todo país, foram 5.095.388 inscritos, sendo 3.920.638 presentes e 1.174.750 ausentes. De acordo com o Ministério da Educação, em todo país 376 candidatos foram eliminados por “portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender orientações dos fiscais, entre outros”. A prova teve duração regular de 5h30.

Neste domingo, o Exame Nacional do Ensino Médio submeteu o conhecimento dos candidatos a questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação que teve como tema ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’.

Para fazer a redação, os estudantes tiveram acesso a textos de apoio para compor a argumentação, como:

  • um trecho do artigo “O que é cinema”, de Jean-Claude Bernardet;
  • um trecho do texto “O filme e a representação do real”, de C.F.Gutfreind;
  • infográfico do periódico “Meio e a Mensagem” sobre o percentual de brasileiros que frequentam as salas de cinema;
  • um trecho do texto “Cinema perto de você”, da Ancine.

De acordo com o cronograma oficial, as provas de matemática e suas tecnologias, e ciências da natureza e suas tecnologias serão aplicadas no próximo domingo (10). Na quarta-feira seguinte (13), o gabarito será divulgado e o resultado será divulgado em janeiro de 2020.

Fonte: G1 Maranhão

Foto destaque: Foto: Zeca Soares / G1 Maranhão

Related posts

Aumento do ICMS sobre a gasolina e bebidas alcoólicas entra em vigor, no Maranhão

Marconi FM

Pesquisadores identificam segundo fóssil de dinossauro encontrado no Maranhão

Marconi FM

Sobe para 16 número de cidades em situação de emergência no MA

Marconi FM

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para aprimorar a sua experiência. Clicando em ok você concorda e pode sair a qualquer momento. Aceitar Veja mais

Política de cookies