Image default
Home » Bumba Meu Boi é eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Maranhão

Bumba Meu Boi é eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Anúncio foi feito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em Bogotá, na Colômbia.

O Complexo Cultural do Bumba meu Boi se tornou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O anúncio foi feito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em Bogotá, na Colômbia.

O Bumba Meu Boi agora é o sexto bem brasileiro a integrar a lista internacional junto com a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e Roda de Capoeira (2014).

A candidatura foi analisada pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco , durante a 14º reunião realizada em Bogotá.

Bumba meu boi do Maranhão

O Bumba Meu Boi é uma das principais manifestações culturais do Estado e recebe destaque pela diversidade dos sotaques durante o festejos de São João realizados no Maranhão. A brincadeira foi reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, sendo considerada um ‘Complexo Cultural’, por agregar diversos bens associados em uma única manifestação.

Enraizado na cultura religiosa, o bumba meu boi envolve a devoção aos santos juninos São João, São Pedro e São Marçal, que mobilizam promessas e marcam datas comemorativas.

Considerado a mais importante manifestação da cultura popular do Maranhão, o ciclo festivo é dividido em ensaios, batismo do boi, as apresentações públicas ou brincadas, e a morte do boi. É vivenciado pelos brincantes ao longo de todo o ano.

Exoneração

Nesta quarta-feira também o ministro da Casa Civil, Ônix Lorenzoni exonerou Kátia Bogéa da presidência do Iphan e nomeou Luciana Rocha Feres. Kátia Bogéa não comentou a mudança.

Fonte G1 Maranhão 
foto destaque Divulgação/ Lauro Vasconcelos

Related posts

Caminhoneiro é detido após ser flagrado com arrebite na BR-316 no MA

Marconi FM

Quatro pessoas são presas por suspeitas de roubo de cargas no MA

Marconi FM

Polícia destrói plantação com mais de dois mil pés de maconha no MA

Marconi FM

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para aprimorar a sua experiência. Clicando em ok você concorda e pode sair a qualquer momento. Aceitar Veja mais

Política de cookies