"Cigarros eletrônicos também prejudicam os pulmões" diz estudo.

Parece que o autor de Flappy Bird para os cigarros eletrônicos terá que rever seu vício, já que pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte concluíram que os cigarros eletrônicos, dispositivos utilizado por pessoas que procuram uma alternativa mais segura quando comparado aos cigarros convencionais, também podem causar problemas.

"Comparar os malefícios dos cigarros eletrônicos com os de cigarros comuns é como comparar maçãs e laranjas... nossos dados mostram que os cigarros eletrônicos danificam o pulmão de modo similar, porém único, o que contraria a ideia de que trocar os cigarros por suas versões eletrônica é uma alternativa mais saudável." Diz Dr.Mehmet Kesimer, o autor do estudo.

Para a pesquisa, foram analisados diversos voluntários que consumiam somente os cigarros eletrônicos, e depois comparado com as pessoas que não fumavam nenhum tipo de cigarro. Eles descobriram alterações que podem levar ao que conhecemos como DPOC, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, e também Fibrose Cística.

Por outro lado, é importante lembrar que o estudo avaliou apenas 44 pessoas divididas em dois grupos, número relativamente pequeno para definir com precisão os malefícios do vício, mas já é uma "luz" e serve de alerta sobre o assunto.

Parece que não há alternativa saudável para o cigarro comum, sendo que a melhor opção ainda é parar de fumar.


Fonte: American Thoracic Society via Eurekalert



Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário