Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Como resultado do intenso trabalho realizado pela Polícia Civil do Maranhão, na última terça-feira(13) cinco homens foram presos no âmbito da “Operação Shamar”, que iniciou no último dia 1° de agosto, em todo o estado do Maranhão. A força-tarefa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A Operação Shamar – que recebe esse nome em alusão a palavra hebraica que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar” -, faz parte da campanha “Agosto Lilás”, mês de conscientização, prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Prisões da terça-feira(13)
Na cidade de Tuntum, um homem, de 54 anos, foi preso pelos crimes de ameaça e cárcere privado. Segundo as informações policiais, o homem mantinha a esposa e as duas filhas, de 08 e 11 anos, em situação de cárcere privado e constante ameaça, no Povoado Placa Violão, zona rural do município.
Em outras duas ofensivas, mas realizadas na cidade de Presidente Dutra, dois homens foram presos por serem investigados pelos crimes ameaça e lesão corporal. No primeiro caso, os policiais civis prenderam em flagrante um indivíduo, de 40 anos, após ele ameaçar matar a golpes de facão a tia e o sobrinho. A arma usada para cometer o crime também foi apreendida.
Já o segundo caso se refere ao cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra um homem, investigado pelo crime de violência doméstica praticado contra a namorada.
Conforme as investigações, o indivíduo agrediu violentamente a namorada perseguindo-a pelas ruas da cidade, chegando a invadir residências e arrancar a vítima pelos cabelos enquanto ela fugia tentando se abrigar. Parte das agressões foram filmadas por populares que gritavam que ele iria matar a mulher.
No município de Esperantinópolis, a Polícia Civil prendeu um homem por crime de violência psicológica, tendo como vítima sua própria irmã. A vítima narrou que o autuado, teria ameaçado matá-la com uma faca, informando ainda que o crime ocorria com frequência, o que resultou em um abalo emocional.
Também na cidade de Esperantinópolis, policiais civis prenderam um homem, pelo crime descumprimento de medida protetiva de urgência, que foi concedido pelo Poder Judiciário em favor da vítima. Mesmo ciente da decisão, o agressor foi ao local de trabalho da ofendida, o que culminou em sua prisão.
Ações preventivas e educativas
Em paralelo ao trabalho ostensivo, a Polícia Civil do Maranhão também vem promovendo o trabalho preventivo e educativo a fim de levar informações voltadas à proteção da mulher em situação de violência, através de palestras em escolas, associações e da imprensa local.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações e prisões de autores de violência praticada contra a mulher repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser direcionadas para o número 190 Ciops, 181 Disque-Denúncia Maranhão e e Delegacia On-line (delegaciaonline.policiacivil.ma.gov.br).
Imagem/Reprodução Policia Civil do Maranhão